domingo, 22 de agosto de 2010

SALMO 32.1-11

Ao ler este Salmo podemos extrair dele quatro mensagens de grande importância para nossa caminhada cristã. Vejamos:

1) Deus nos chama ao arrependimento (vers. 1-2)

Davi começa de maneira categórica afirmando as bem-aventuranças daqueles que são perdoados. Nos versículos 1 e 2 vemos que ele nos fala sobre o pecado coberto pela graça de Deus. Só há um que pode cobrir nosso pecado, Jesus Cristo. Para isto, é necessário que antes ele seja exposto mediante o arrependimento e confissão perante o Senhor.

2) A ausência do arrependimento abate nossa alma (vers. 3-4)

Neste trecho vemos que Davi sofreu um forte abalo emocional causado pela ausência do arrependimento e não confissão do pecado. Ele nos relata um sentimento de angústia, uma dor constante que produz em sua vida, um enorme sentimento de culpa. Só Deus pode nos absolver nesta causa, volte-se ao Senhor, livre-se da culpa.

3) Arrependimento e confissão, a conquista do perdão (vers. 5)

Aqui extraímos uma grande lição, os mandamentos estão escritos e Deus nos orientou perfeitamente acerca da nossa conduta. A atitude da confissão pós arrependimento deve partir de nós. Deus é perdoador, Ele nos ama, nos quer perto dele, mas precisamos reconhecer nossa natureza, falha e enganosa, nossa situação pobre e pecadora.

4) A felicidade do homem perdoado (vers. 6-11)

Observamos claramente neste trecho a alegria de Davi após se abrir com Deus, expondo seus atos pecaminosos. Como complemento deste comentário quero citar I João 1.9 onde lemos "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça".

Graças a Deus por nos amar tanto, de tal maneira que podemos nos reconciliar, voltar a ter o privilégio de nos relacionarmos com Ele. Volte-se ao Senhor, Ele te espera com alegria como Jesus nos relata na parábola do filho pródigo, haverá certamente uma festa no céu.

No Senhor,

Daniel Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário