segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A oração do Filho ao Pai

Texto Base: João 17.1-26

Ao ler esta passagem devemos ficar ainda mais apaixonados por Jesus. Momentos antes de sua prisão, as portas do início do todo o Seu sofrimento, a beira de caminhar pela via dolorosa, Ele intercede pelos discípulos que estavam com Ele e por nós, onde no versículo vinte, ele estende o pedido a igreja que ainda virá. Em uma rápida exposição das escrituras, pretendo mostrar aos irmãos, os detalhes desta linda oração de Jesus.

1) Jesus pede ao Pai que o glorifique (17.1-5)

Neste momento Jesus passa da comunhão que Ele tem com seus discípulos para a comunhão com seu Pai, em favor deles. Até o presente momento, Jesus tinha glorificado seu Pai na terra sendo obediente em executar sua vontade. Ele consagra toda a sua obra terrena e se prepara para glorificar o Pai fazendo sua vontade, no seu último ato de obediência terreno, a morte na cruz.

2) A santificação da igreja (17.6-19)

Agora Jesus ora especificamente para seus discípulos. Ele cessa sua oração pelo mundo não porque não se preocupa com ele; na verdade Ele é o salvador do mundo. Todavia, a salvação do mundo depende do testemunho daqueles que o Pai tirou do mundo para lhe dar, e são eles que precisam da sua intercessão neste sentido. Jesus faz três pedidos: 1) Proteção para os discípulos; 2) Que a mesma alegria que Ele tinha no Pai os discípulos a tenham; 3) Por livramento no mundo, não do mundo.

3) A unificação da igreja (17.20-26)

Em sua petição final, Jesus ora pela unidade de todos os cristãos das gerações subsequentes e isso, inclui nossas vidas. A unidade que Ele pede não é institucional, mas sim espiritual, que será manifestada visivelmente na vida da igreja e testemunhará sobre a missão divina de Cristo. A unidade da igreja glorifica o nome de Jesus.

Glórias a Deus pela Sua palavra!

Que Jesus os abençoe e os guarde, sempre.

Daniel Andrade

2 comentários:

  1. Deus é realmente maravilhoso... não existem palavras que sejam capazes de descrever a imensidão e grandiosidade do Pai! Nesta semana DEUS me conduziu à leitura desta passagem bíblica antes que eu tivesse a oportunidade de desfrutar do conhecimento acima compartilhado. O que mais me preocupa é o quanto ainda anulamos o sacrifício de Cristo na cruz do calvário. Fazemos isso o tempo todo quando preferimos às coisas deste mundo às coisas do Reino, qudo mentimos, ignoramos o nosso próximo... Deus tem levantado uma nova geração... geração forte que sacrifica seus sonhos (Isaque) por amor a Ele. Há três semanas que em nossa Igreja local as ministrações são somente sobre missões. porque essa é a paixao de Deus: VIDAS!! Ele orou por nós, pensou em nós, fez tudo por amor a nós, no entanto, anulamos esse único e verdadeiro amor! Ainda há tempo: desperta Igreja! Jesus está voltando!! A entrega não é verdadeira enquanto não for total!

    ResponderExcluir
  2. É realmente visível a falta de gratidão que as pessoas têm com o amor de Cristo por nós, e essa situação tem ocorrido não só fora de igrejas porem dentro delas também!
    Quando Jesus entregou sua própria vida ele entregou por AMOR, ele entregou por mim e por você!
    E quando falamos ou em pregações ou em conversas sócias vemos que as pessoas não ficam impactadas com isso, mais continuam agindo como se esse preço de vida nunca houvesse sido paga, e paga por pessoas que o negaram e o negam ate hoje!
    Com Jesus aprendemos que devemos amar mais, amar como ele amou um amor PERFEITO!Onde ele é MESTRE pra nos ensinar!
    Jesus ama você!

    ResponderExcluir