segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Atos 2.14-47: O emocionante discurso de Pedro

O Espírito Santo acaba de ser derramado, a multidão estava eufórica, a promessa de Jesus havia se cumprido e, como observamos ao longo da bíblia, quando Deus mostra Seu poder é gerado na maioria das pessoas muita fé, mas em algumas, a incredulidade. Os que não entenderam o que estava acontecendo começaram a zombar dos que estavam cheios do Espírito Santo dizendo que eles estavam embriagados e Pedro, vendo isto se levanta e chama a atenção de todos para o que ele ia dizer. Nos versículos 15 ao 21, Pedro explica a todos o ocorrido citando a profecia de Joel 2.28-32 e, nos versículos 22 ao 36, ele não nos conta nenhuma novidade, com autoridade e muita paixão ele anuncia a obra redentora de Deus para nossas vidas através da justificação pela fé em Jesus Cristo. Deste discurso podemos tirar para nossas vidas algumas lições muito importantes.

1) A capacitação para a obra através da oração:

Ao ler o versículo 1 do capítulo 2, vemos que todos estavam reunidos. Mas o que eles estavam fazendo? Em Atos 1.14 vemos que todos perseveravam na oração. Os discípulos sabiam que a capacitação vem de Deus e através da oração. Precisamos aplicar este princípio em nossas vidas. Você pode estar se perguntando, como? E eu te respondo, com vida de oração. Falar com Deus pela manhã e a noite é o mínimo, se proponha a investir seu tempo na oração. Não venha dizer que seu dia é cheio demais porque fazendo isso, você estará dizendo para Deus que Ele não é prioridade em sua vida. Você tem tempo para tudo o que é importante para você, estudos, trabalho, lazer, conversar com amigos, dormir, o dia tem 24 horas, ofereça pelo menos duas para Deus.

2) A palavra de Deus sempre se cumpre:

Dos versículos 15 ao 21 vemos Pedro fazendo menção da promessa de Deus do livro Joel. Este livro foi escrito há mais de 800 anos antes de Cristo e, ainda sim, de forma poderosa e soberana, a profecia se cumpriu. Meus irmãos, creiam em Deus e em Sua palavra, por mais sem sentido que pareça e não haja lógica alguma, Ele vai se manifestar na hora certa e da maneira correta e o que Ele prometeu, se cumprirá.

3) A soberania da mensagem da cruz:

Algumas vezes quando vamos visitar ou evangelizar ficamos procurando uma mensagem para levar. Estudamos, pensamos e analisamos qual seria o tema "ideal" para entregar ao povo. Temos que partir do seguinte princípio, nós somos despenseiros de Deus, não precisamos ficar criando mensagens mirabolantes. Só há uma pessoa que é original em pregar, em ensinar e seu nome, é Jesus Cristo. Há mensagens por toda a bíblia mas, sem dúvida, a mensagem mais poderosa que temos em nossas mãos e a única capaz de levar as pessoas a verdadeira conversão é a mensagem da cruz. Em qualquer visita que você faça ou qualquer pessoa que você fale, não perca a oportunidade, faça como Pedro, apresente Jesus e seu sacrifício, chame ao arrependimento e certamente você verá o poder que há na palavra de Deus.

Jesus é conosco!

Daniel Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário